Programa Inovar para Crescer nas Escolas - PINCE
Para incentivar o empreendedorismo entre os estudantes, por meio da geração de idéias que proporcionem inovações tecnológicas, a Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ lançou o Programa Inovar para Crescer nas Escolas - PINCE - que inclui o Prêmio Inovar para Crescer e Oficinas Pedagógicas.
A ACRJ acredita que o Programa contribuirá para o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro, incluindo de forma digna, num futuro próximo, as crianças que hoje sonham em serem cientistas e brincam de inovar.
Estão entre as metas do PINCE: manter o prêmio anual, promover seminários envolvendo docentes e discentes, capacitar docentes por meio das oficinas pedagógicas e fortalecer as redes de parcerias que possam aperfeiçoar nossas ações.
O Prêmio é destinado as Escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro e são premiados os trabalhos inscritos nas categorias: Ensino Fundamental, Ensino Médio / Escolas Técnicas e Educação para Jovens e Adultos - EJA.
De março a outubro serão conduzidas oficinas pedagógicas sobre os temas: Elaboração de projetos, Proteção da tecnologia, Juventude e empreendedorismo, etc. Ao final, será realizada uma Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação com a exposição dos trabalhos, ocasião em que são anunciados os vencedores do Prêmio Inovar para Crescer.
Para 2009, o Programa Inovar Para Crescer nas Escolas - PINCE - sugere que os trabalhos induzam a uma reflexão sobre o Planeta Terra, com ênfase às questões relacionadas à formação da megalópole brasileira, como: infra-estrutura, logística, recursos naturais, meio ambientes, tráfego urbano e interurbano e relações sociais. Tudo que se refere à sobrevivência do homem poderá se transformar em objeto de pesquisa para os nossos jovens estudantes.
Dentre outros temas inovadores, destacamos também a Astronomia. 2009 é o Ano Internacional da Astronomia, escolhido pela UNESCO para celebrar sua contribuição para a sociedade e a cultura, estimulando o interesse da ciência em geral, com particular incidência nos jovens.